O que é marketing digital?

social-ads

Hoje em dia se usa muito o termo Marketing Digital, mas afinal o que é isso?

 

Em uma definição bem prática seria o conjunto de ações que tem por finalidade divulgar e promover uma marca por meio da internet.

 

O termo surgiu lá nos primordios da internet por volta dos anos 90, mas inicialmente a comunicação entre empresas e consumidos era muito parecido com o marketing tradicional.

 

Ao longo dos anos a internet foi evoluindo e consequentemente a forma de se comunicar através dela também mudou e com isso foi se desenvolvendo um novo tipo de marketing.

 

O grande crescimento no numero de usuarios da internet, transformou o mundo digital e a forma como as empresas se comunicam com os seus clientes.

 

Mais de 90% dos usuários que realizam compras pela internet, fazem primeiro uma busca on line, para conhecer melhor o produto ou marca que deseja adiquirir.

 

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

 

O marketing digital tem muitas vantagens, além ter um ter um custo menos elevado diante do marketing tradicional ele é de fácil mensuração, possui métricas objetivas e lhe permite visualizar o ROI (Retorno Sobre Investimento) com mais clareza.

 

Com a presença on line a comunicação entre empresa e cliente se torna ainda mais próxima, uma  forma de agilizar  possíveis resoluções de problemas,  criando assim uma relação de confiança.

 

O alcance global que a internet proporciona vai muito além das fronteiras do mundo real, já que não existe limites geográficos, possibilitando até as pequenas empresas alcancarem resultados surpreendentes.

 

A interatividade faz com que seu público se torne um divulgador da sua marca e também contribui gerando informações que podem gerar ações cada vez mais eficientes.

 

As campanhas e anúnios de marketing digital podem ser mensurados e alterados em tempo real, diferente de um anúncio de jornal por exemplo, que após impresso não tem como mudar, evitando disperdicio de dinheiro.

 

Mais uma vantagem do marketing digital é a facilidade para a segmentação do seu público-alvo, possibilitando investir em uma campanha mais direcionada, aumentando significativamente a eficiência.

 

 

 

MARKETING TRADICIONAL X MARKETING DIGITAL

 

Na escola do Marketing tradicional conhecemos os famosos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), em uma abordagem mais conceitual sobre o tema esses elementos são importantes para que a marca garanta uma melhor percepção do cliente perante o produto, otimização de vendas, melhores pontos de vendas e táticas de promoção.

 

No entanto no Marketing Digital os fundamentos vão muito alem dos 4 Ps e  que são capazes de influenciar o a percepção do cliente e ser decisivo na hora da compra. São eles: (Pesquisa. Planejamento,Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão). Em um próximo post no blog irei explicar da um desses itens com detalhe.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *